terça-feira, 18 de julho de 2017

Devo cozinhar beterraba no feijão??


Essa postagem surgiu da dúvida de amigas! Então, vamos esclarecer esse mito para que todos possam entender.

Para começar, a resposta é: Não!

A beterraba é um alimento pobre em ferro: 1 colher de sopa de beterraba tem menos de 1% do ferro de que precisamos. Mas,calma!Ela é um ótimo alimento! Contém Magnésio, Manganês, Vitamina B1, Zinco, Potássio, Fibras, Carotenóides, Antioxidantes, Antocianinas, Flavonóides e Betalaína. Assim, é um alimento nutritivo e deve ser incluído em uma dieta variada, embora não seja um alimento rico em ferro.

O feijão é um alimento muito consumido pelo brasileiro e muito nutritivo também, pois contém Ferro, Zinco, Manganês, Magnésio, Fósforo, Fibras e Proteínas. É uma fonte de ferro heme (forma vegetal do ferro que precisa da ajuda a vitamina C para ser melhor absorvido).

Estes dois alimentos são muito nutritivos, mas contêm substâncias antinutricionais. Essas substâncias atrapalham a digestão e absorção de alguns nutrientes. No caso do feijão, as substâncias antinutricionais são os fitatos, que são eliminados quando se deixa o feijão de molho por 12h antes de cozinhar, de modo que não se deve utilizar essa mesma água para a cocção do feijão. Já a beterraba contém principalmente o oxalato, que é liberado na água de cocção, assim você deve descartar essa água e consumir somente a beterraba. Então, quando você cozinha a beterraba no feijão, além de não adicionar ferro, você está adicionado oxalato ao caldo do feijão, deixando-o menos nutritivo, uma vez que o oxalato compromete a absorção de minerais.

Quer aproveitar mesmo o ferro do feijão? Deixe-o de molho de um dia para o outro, pois isso vai melhorar a digestão e reduzir os fatores antinutricionais. E consuma uma fonte de vitamina C na mesma refeição. Ah! a beterraba pode ser consumida crua ou cozida – só não a cozinhe junto com o feijão. E vale semmmpre lembrar que o segredo da saúde é alimentação variada! Então, não precisa comer beterraba tooodo dia né!
Ah!  Mas eu gosto, minha avó fazia...então coma de vez em quando, quando der vontade. Com moderação, tudo pode! ;)

Referencias:
  • Benevides CMJ e colaboradores. Fatores antinutricionais em alimentos: revisão. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 18(2): 67-79, 2011
  • RAMOS, Juliana Arruda. Aceitabilidade e qualidade nutricional de beterrabas in natura e pré-processadas submetidas a diferentes métodos de cocção. 2015. xii, 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, 2015. Available at: <http://hdl.handle.net/11449/126449>.
  • TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.
  • Pereira E T, Coelho N R A. Estudo para determinação do teor de ferro de feijão preto cozido com e sem beterraba. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/resumos/resumos/6808.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário