quarta-feira, 10 de junho de 2015

Por que minha dieta não dá certo??


Dieta e Regime são palavras que costumam causar sensação de tristeza, proibição, punição e restrição em grande parte das pessoas. A dieta é associada ao passar fome para emagrecer, mas o real significado de dieta é “regime alimentar que satisfaz as necessidades particulares de uma pessoa” ou, buscando a origem da palavra, “estilo de vida equilibrado”, ou seja, alimentar-se para manter a saúde.

Segundo Ministério da Saúde, 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal (VIGITEL, 2012). Associado a esse excesso de peso, há cada vez mais pessoas convivendo com diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol elevado e problemas de coluna.

Os grandes erros ao se iniciar uma dieta são:

1) Ter pressa: seu corpo não reage na velocidade que sua cabeça deseja, o ritmo fisiológico deve ser respeitado.

2) Achar que a mudança de hábitos ou a “dieta” é temporária e, após estar magro, que poderá retornar a alimentação de desregrada: a dieta deve ser o primeiro passo para uma reeducação alimentar e de hábitos, para que, após o emagrecimento saudável, seja possível manter o peso e a saúde alcançados.

3) Comparar corpo e resultados aos de outras pessoas que também estão realizado algum tipo de dieta: cada pessoa tem suas particularidades, como taxa de metabolismo, rotina diária, prática de atividades físicas, grau de disciplina e fatores genéticos e ambientais. A combinação destes fatores vai determinar o resultado de cada um.

4) Ter como principal, ou única, motivação a estética: o corpo perfeito é uma das últimas coisas atingidas durante a reeducação alimentar. Focar somente neste ponto pode levar à frustração e desistência durante o processo. Por que não comemorar a redução dos níveis de colesterol, controle da pressão arterial, controle do diabetes melitos, redução do percentual de gordura, melhora da condição física para as atividades diárias (menos desgaste para subir escadas, fazer compras, cuidar dos filhos) qualidade do sono?

Para que seu tratamento tenha sucesso é preciso refletir sobre estes pontos. Faça estas perguntas para si mesmo:
“Estou seguindo um plano alimentar individualizado ou dieta de revista ou de um amigo?”
“Mantenho minha disciplina ou diariamente dou uma fugidinha da dieta?”
“Qual minha motivação?”
“Quanto tempo levei para engordar?”
“Minha rotina é compatível com ritmo da dieta e com o resultado que desejo?”






Nenhum comentário:

Postar um comentário