Essa dúvida é muito freqüente! Existe um terrorismo feito em
torno do jantar, e a refeição leva toda culpa pelos quilinhos a mais!
Para responder essa pergunta, primeiro é necessário avaliar
como são as demais refeições do dia, e que horas você pretende jantar.
Muitas pessoas se alimentam muito pouco durante o dia devido
a rotina muito corrida, e ao chegar em casa no final do dia estão com muita
fome. Por esse motivo as refeições devem ser fracionadas ao longo do dia e o
carboidrato não deve ser abolido. (Lembrando que estamos falando de
carboidratos de qualidade, como grãos integrais, frutas e legumes.)
Avalie sua refeição e veja o que pode ser modificado:
- Algo muito comum é trocar jantar por um lanche, ou um “café da tarde”, ou uma série de pequenos petiscos e assaltos à geladeira. Muitas vezes essa troca acaba resultado em um consumo muito maior de carboidratos e calorias que um prato de comida tem.
- Outra situação muito comum é “já comi salada no almoço, não preciso comer no jantar”, o erro neste pensamento é que as fibras e os nutrientes contidos nesses alimentos também são essenciais para nossa saúde assim como o carboidrato e a proteína.
- Uma refeição balanceada para noite deve conter carboidratos de qualidade sem exageros, proteína (carne, frango, peixe, Ovos, Leite e derivados), fibras (legumes e verduras).
- Para muitos planejar o jantar no dia anterior ajuda muito fazer boas opções, pois quando chegamos em casa cansados e com fome é mais difícil pensar na refeição com qualidade.
- Deve ser evitado consumo de líquidos com a refeição. Os líquidos atrapalham a digestão, podem gerar estufamento e refluxo.
- O ideal é que seja feito pelo menos 2horas antes de ir deitar, mas caso não seja possível, pode ser adaptado.
- Esta refeição deve ser realizada com calma, sem distrações como televisão, celulares etc. Quando comemos realizando outras atividades perdemos noção de quantidade e o prazer do sabor da comida, assim gerando a vontade de beliscar outros alimentos.
- Comer a salada no jantar é tabu para muitas pessoas, pois é um alimento frio, mas quem disse que precisa ser salada crua?? Legumes podem ser assados ou cozidos, folhas também podem ser cozidas ou refogadas. Você pode prepara legumes junto com carne por exemplo.
Portanto não tenha medo da janta! Faça-a virar sua aliada na
busca por uma alimentação saudável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário