quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Especial Outubro Rosa: Alimentação e Prevenção




Outubro é o mês de reforçar a importância da prevenção do câncer de mama. Muito se fala em alimentação e câncer, então preparei umas perguntas e respostas sobre o tema:


Há alguma relação entre a alimentação e o câncer?

Sim. A alimentação tem sido associada ao processo de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente os de mama. Alguns alimentos protegem o organismo e outros aumentam o risco de surgimento da doença. Além disso, a obesidade também pode aumentar os riscos de desenvolver vários tipos de câncer.

Que alimentos previnem o câncer?

Frutas, verduras e legumes contêm nutrientes, tais como vitaminas, fibras, antioxidantes, minerais e outros bioativos que auxiliam as defesas naturais do corpo. Procure consumir, no mínimo, cinco porções de frutas, legumes e verduras variadas todos os dias. Se possível, opte pelos vegetais orgânicos! Prefira carnes (carne bovina magra, frango, peixes) cozidas ou assadas.

Que alimentos aumentam o risco da doença?

Alguns tipos de alimentos, se consumidos com muita freqüência, podem transformar células saudáveis em células cancerosas. É o caso de alimentos gordurosos, enlatados, embutidos e ultra processados. Por isso, procure evitar frituras, carnes com gordura aparente, embutidos (lingüiças, salsichas, salames, presuntos, peito de peru, blanquet, dentre outros), temperos industrializados, alimentos com muito corante e conservante (quanto mais longa a validade do produto, maior é a chance de ter muito conservante). Evite comer carnes bem passadas demais (a ponto de formar aquela casquinha em volta) pois, devido ao excesso de calor nessa superfície, formam-se compostos que podem ser cancerígenos.

Devo consumir suplemento de vitaminas para prevenir câncer?

Não. Os suplementos só devem ser utilizados caso haja falta de algum nutriente e por um tempo limitado, o excesso de suplementação pode inclusive aumentar os riscos de desenvolver a doença. Sendo assim, os micronutrientes (vitaminas e minerais) devem ser obtidos pela alimentação saudável.

Quais outros hábitos ajudam a prevenir câncer?

  • Hidratação: A água é um item muito importante, embora muitos não lhe deem a devida atenção. Ela é a responsável por eliminar toxinas e atua em quase todas as reações que ocorrem no posso corpo. Sendo assim, é impossível falar em prevenção de qualquer doença sem falar em água.
  • Modere consumo de bebidas alcoólicas: Tão importante quanto controlar o volume consumido é controlar a freqüência. Existe um mito sobre 1 taça de vinho por dia ser benéfica, isso se deve pelos antioxidantes presentes no vinho, porém, o efeito do álcool diariamente em nosso organismos fará mais mal do que os benefícios do antioxidante. Um estudo recente mostrou a associação do consumo diário de vinho e maior incidência de câncer de mama em mulheres.
  • Pratique atividades físicas: o equivalente a uma caminhada acelerada, por no mínimo 30 minutos todos os dias, pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver um câncer e muitas outras doenças. Limite hábitos sedentários, como assistir à televisão ou ficar no computador por muitas horas.

Prevenção é sempre a melhor solução! Faça o autoexame das mamas mensalmente para verificar mudanças que passam ser sugestivas de alguma alteração e leve uma vida equilibrada! Sua saúde agradece!Lembrando que os homens também podem desenvolver câncer de mama e também devem ficar atentos ao seu corpo.


Referências

  • http://www.aicr.org/reduce-your-cancer-risk/diet/alcohol-and-cancer-risk.html
  • Cartilha INCA “Câncer: a informação pode salvar vidas”
  • Resumo. Alimentos, nutrição, atividade física e prevenção de câncer: uma perspectiva global / traduzido por Athayde Hanson Tradutores - Rio de Janeiro: INCA, 2007. 12p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário