domingo, 15 de novembro de 2015

Afinal, o que é orgânico?






Atualmente, o uso de produtos orgânicos tem aumentado, em especial, por pessoas que desejam uma alimentação saudável ou que desejam redução de peso. Porém, a maior parte deste público não sabe qual o real benefício do consumo deste tipo de alimento, confundindo, muitas vezes, com produtos de caloria reduzida ou com produtos integrais.

Segundo o Ministério da Agricultura produtos orgânicos são:

“Produtos que devem ser cultivados em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção”.

Produtos orgânicos têm custo de produção mais elevado e por isso são um pouco mais caros que os convencionais, porém, para garantir que você está comprando um produto que realmente é produzido de forma orgânica, é necessário verificar se o produto possui certificação específica.

Os vendedores e feirantes que fornecem orgânicos possuem autorização específica (geralmente, nas feiras de orgânicos, só os produtores/vendedores certificados podem participar) e os produtos industrializados ou embalados possuem selos de certificação como estes:






Qual a diferença no plantio?

Para não haver o uso de agrotóxicos, o plantio é realizado de forma mista, utilizando plantas de espécies que afastam pragas das outras plantas próximas. Também é realizado o rodízio de culturas no mesmo solo, ou seja, não se planta o mesmo tipo de alimento no mesmo lugar, para evitar que o solo fique pobre em alguns nutrientes. Além disso, é utilizado o adubo orgânico para enriquecer o solo com os nutrientes necessários. Outra técnica é o uso de fungos e bactérias benéficas e minhocas para equilibrar o sistema de plantio.

Dessa forma, o plantio não pode ser realizado em grandes escalas e requer mais mão de obra, além de estar sempre presente a preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos empregados.


Benefícios:

  • Maior concentração de antioxidantes nas frutas. 
  • Menor ingestão de agrotóxicos, que podem causar reações alérgicas, alergias respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e câncer. 
  • Sabor e aroma mais intensos.


Lavar os vegetais elimina os agrotóxicos?

Não. A higienização deve ser realizada com solução de 1 litro de água + 1 colher de sopa de hipoclorito, deixando os vegetais imersos por, pelo menos, 15 minutos. Isso ajuda a reduzir os agrotóxicos que estão na superfície do alimento e elimina contaminantes do solo. A cocção também pode degradar alguns agrotóxicos, reduzindo a carga tóxica. Em ambos os casos, é eliminada apenas uma pequena parte dos pesticidas aplicados.

Caso o uso total de orgânicos não se encaixe em seu orçamento ou você não tenha acesso a tais produtos, prefira as frutas da época e os produtos cultivados na sua região, pois estes necessitam de menor carga de aditivos na produção agrícola, proceda com a lavagem com hipoclorito. Organize suas compras de frutas e vegetais para evitar a compra excessiva de alimentos do mesmo tipo, evitando perdas e reduzindo, assim, o valor gasto em alimentos desperdiçados.
Uma hortinha no quintal ou em vasinhos na sacada também é uma boa forma de ter alguns produtos fresquinhos (folhas, tomatinho cereja, ervas aromáticas, etc.).



    Onde encontrar vegetais orgânicos em São José dos Campos e Região:

    • Feira de Orgânicos Jardim Esplanada 
    Onde: Praça Sinésio Martins (feira de produtos orgânicos)
    Horário: Sábado: das 7h às 14h
    • Horta Urbana 
    Onde: Av. Shishima Hifumi, 2211 (rotatória do posto BR)
    Horário: Segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h

    • Entrega de cestas semanais em domicílio 
    Clube do Orgânico (entregas em SJC e Jacareí)



    Conhece mais algum lugar que forneça hortifruti orgânico??
    Deixe nos comentários que adiciono na postagem!





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário