quinta-feira, 17 de março de 2016

Pipoca de Microondas Saudável (sem óleo)




Pipoca é um alimento rico em fibras, antioxidantes e vitaminas. Se preparada de forma saudável e consumida na medida certa, pode ser uma ótima opção para o lanche!

O carboidrato da pipoca é de baixo índice glicêmico e as fibras presentes são, principalmente, insolúveis e garantem saciedade e um bom funcionamento do intestino.

Uma xícara de pipoca preparada sem óleo tem,aproximadamente, 35 kcal. A porção sugerida para consumo é de 2 xícaras de chá da pipoca já estourada (60-70 kcal)




A pipoca é rica em antioxidantes, polifenóise carotenóides (zeaxantina e luteína antioxidantes), magnésio, potássio, fósforo, Vitamina E e Vitamina C (que tem efeito antioxidante).

O milho é um alimento natural, desta forma, a pipoca entra na categoria dos produtos não processados. Então, acredite! A amada pipoca pode ser saudável! Confira as receitas de pipoca sem óleo abaixo:

Pipoca de microondas sem óleo


Receita 1 (em recipiente de vidro)

1 colher de sopa de milho
1 colher de sopa de água
1 pitada de sal
Papel filme (aquele plástico de embalar alimentos) OU 1 pratinho de vidro

Coloque o milho, água e o sal (uma pitadinha só, heim!) em um recipiente de vidro. Cubra com o plástico e faça uns 4 furinhos com um palitinho de dente para sair o vapor OU tampe com um prato de vidro.

Leve ao microondas por 4-6 minutos. Fique atento: quando o intervalo entre os estouros for maior que 4 segundos, interrompa o processo.






Receita 2 (em saco de pão)

2 colheres de sopa de milho
1 saco de pão de padaria (pode ser usado)

Coloque o milho no saquinho, feche a boca do saco com umas 3 dobras e enrole as pontinhas para evitar que abra durante o preparo. Leve ao microondas por 2-3 minutos. Fique atento: quando o intervalo entre os estouros for maior que 4 segundos, interrompa o processo.









Referências:

Germani, R., Pacheco, C. A. P., Carvalho, C. W. P. Características físicas e químicas dos principais Cultivares de milho de pipoca plantados no brasil. EMBRAPA, Rio de Janeiro - RJ. Arq. Biol. Tecnol., 40(1):19 mar 1997.


Paes, M. C. D. Circular técnica:Aspectos Físicos, Químicos e Tecnológicos do Grão de Milho. Nutrição Humana e Ciência dos Alimentos. EMBRAPA Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG, Dezembro, 2006.




Um comentário:

  1. Testei a pipoca com água, ficou ótima! Achei que as pipocas iam ficar pequenas, que nada! Estouraram lindamente! Aprovado!
    Quem for fazer, cuidado com o pote de vidro, pois fica muito quente

    ResponderExcluir